laurbe I ufpb
laboratório do ambiente urbano e edificado
urban and built environment laboratory
07
notícias
Informações gerais de interesse público.
Curtam a nossa página oficial: https://www.futurecitycentre.com/
4º Simpósio Futuro do Centro da Cidade I João Pessoa I 2020
Future of the City Centre 4th Symposium
O Centro da Cidade e o Século XXI: Ideais, modelos e dinâmicas para o futuro dos centros das cidades em transformação
Informações gerais e chamada para trabalhos (pôsteres) com inscrições on-line
Local: Usina Cultural Energisa em João Pessoa Pb Brasil
5 e 6 de março de 2020
Apresentação
Rede AHRC: O Futuro do Centro da Cidade
Os centros das cidades estão passando por mudanças drásticas em várias partes do mundo. A demanda por edifícios comerciais tem caído e há uma percepção de lojas vazias e espaços abandonados ou subutilizados nas cidades contemporâneas, contudo, o centro da cidade ainda oferece e atrai – ou pode oferecer e atrair – investimentos nacionais e internacionais que podem estabelecer novas dinâmicas de uso no espaço.
Localmente, os centros das cidades de Newcastle e Gateshead, ambas localizadas no norte do Reino Unido, sofreram transformações recentes. Muitos pontos comerciais estão fechando e há desenvolvimentos e investimentos para atender à demanda crescente por acomodações atuais para estudantes, tanto para edifícios de usos mistos, como em locais específicos e monofuncionais. No entanto, a atratividade desses centros continua a incentivar o investimento interno, por exemplo, o desenvolvimento do Newcastle Helix, a recente remodelação do centro da cidade de Gateshead e o desenvolvimento planejado do cais da cidade.
Juntam-se a esses exemplos britânicos e, portanto, europeus, os casos da reativação por questões econômicas e funcionais da área central da cidade de Newcastle, na Austrália, ou as estratégias de reabilitação urbana e habitacional no centro de Pretória, na África do Sul pós Apartheid. Em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba no Brasil, há um esvaziamento de áreas centrais mais antigas desde os anos de 1990, e o ressurgimento de novas centralidades, mais pujantes e de uso misto em áreas de recente consolidação ocupacional. Contudo, a dinâmica da dispersão urbana é bastante evidente nos casos da Austrália, África do Sul e Brasil, ao passo que o maior adensamento e controle do perímetro de expansão da cidade é mais forte para os casos britânicos. Por outro lado, no Brasil dos últimos 15 anos, a verticalização tem tido forte impulso no desenho urbano na maioria das cidades de maior porte, mesmo após as crises econômicas de 2008 e, mais recentemente, 2015.
Há também dinâmicas específicas em cada contexto socioeconômico, ambiental, cultural, político ou tecnológico entre esses “dois mundos” estabelecidos pelo mercado global, o “desenvolvido” e o “em desenvolvimento”.
Assim, este evento irá explorar essas mudanças e fazer as perguntas como: para quê e para quem deve ser o centro da cidade e o que deve acontecer lá?
O evento é gratuito, porém, com vagas limitadas. Portanto, se você trabalha ou mora em um centro da cidade, representa um governo local, empresas ou comunidades, ou se apenas tem interesse no tema cidades, participe deste 4º simpósio em João Pessoa, Paraíba, Brasil, e dê sua opinião sobre como moldar o futuro do centro da cidade.
Contextualização
À medida que o século XX se desenrolava, as cidades do mundo desenvolvido evoluíram de uma base industrial para uma atividade comercial. No entanto, a recessão mundial de 2009 expôs a tendência subjacente de que os sistemas eletrônicos estavam mudando a demanda por espaço nas cidades mais uma vez. A necessidade de escritórios no centro da cidade caiu, à medida que padrões de trabalho cada vez mais flexíveis, alimentados pela revolução sem fio, geraram locais de trabalho no ciberespaço. Assim como fizeram os pioneiros do início do século XX, os urbanistas do século XXI estavam começando a olhá-los e perguntar: o que é uma cidade hoje e o que será amanhã? As perspectivas teóricas envolverão o passado e o presente, mas o foco estará no futuro. A ênfase será por visões para a cidade pós-comercial e de pós-varejo. Esse tema e os subtópicos relacionados permitirão o desenvolvimento de futuros modelos de cidades e ajudarão a contextualizar as mudanças urbanas.
Proposta
Esta rede internacional de pesquisa propôs sediar 4 simpósios em 24 meses (entre 2018 a 2020). Simpósios já ocorridos foram: Newcastle (Reino Unido) em setembro de 2018, Newcastle (Austrália) em março de 2019, e Pretória (África do Sul), em setembro de 2019. Estes encontros ocorreram em quatro continentes diferentes para abranger uma visão mundial dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Cada simpósio incluiu grupos de palestrantes selecionados que, no caso de João Pessoa, deverão preparar uma breve apresentação para se estabelecer um contexto de debates sobre o futuro do centro da cidade. Os palestrantes representarão o governo local, organizações não-governamentais, empresas e comunidades. O resultado será o desenho de possíveis cenários que poderão ser transformados em políticas multidisciplinares para o futuro urbano. O 4 º simpósio acontecerá na sede da Usina Energisa em João Pessoa, PB, Brasil, em março de 2020.
Parceiros e Pesquisadores do Projeto Internacional
Professor Bob Giddings - Northumbria University - Pesquisador Principal
Dr. Robert Rogerson - Universidade de Strathclyde - Co-investigador
Dr. Marcus Jefferies - Universidade de Newcastle, Austrália - Parceiro Internacional
Professor Pantaleo D. Rwelamila - Universidade da África do Sul - Parceiro Internacional
Professor Geovany J. A. Silva - Universidade Federal da Paraíba, Brasil - Parceiro Internacional
Professor Carlos Alejandro Nome - Universidade Federal da Paraíba, Brasil - Parceiro Internacional
Programa do Simpósio
O simpósio é organizado em quatro sessões, durante dois dias, para permitir flexibilidade de participação entre os dias 05 e 06 de março de 2020.
Quinta-feira, 05 de março de 2020:
08:00 - Boas-vindas por representantes da Universidade Federal da Paraíba e Grupos de Pesquisa envolvidos
8:10 – 9:30 - Sessão 1, Abertura com Bob Giddings, e Apres. do INCIT (Recife), MPF, Porto Digital (Recife);
10:00 – 10:15 - Pausa para Café e Conversas;
10:15 – 11:15 - Sessão 2, Representantes de Conde-PB, BR Cidades e IAB-PB.
11:15 – 12:15 - Discussões e Propostas;
12:20- 14:00 - Almoço;
14:00 – 16:30: Sessão 3, Abertura com Robert Rogerson, e Panorama do Dia 1 e Oficina de Ideias (Problemas, Potencialidades e Diretrizes);
16:30 – 16:50: Pausa para Café e Conversas;
17:00 – 18:00: Sessão 4, Síntese do Primeiro Dia (Bob Giddings, Robert Rogerson, PD Rwelamila, Marcus Jefferies, Carlos Nome, Lucy Donegan).
Sexta-feira, 06 de março 2020:
8:00 – 9:30 - Sessão 5, Apres. Marcus Jefferies e PD Rwelamila e Apres. Sinduscon, SemHab, IPHAN;
10:00 – 10:15 - Pausa para Café e Conversas;
10:15 – 11:15 - Sessão 6, CAU-BR e UEP/BID JP Sustentável;
11:15 – 12:15 - Discussões e Propostas;
12:20- 14:00 – Almoço;
14:00 – 16:30 - Sessão 7, Bob Giddings e Robert Rogerson, e Panorama do Dia 2 e Oficina de Ideias (Problemas, Potencialidades e Diretrizes);
16:30 – 16:50 - Pausa para Café e Conversas;
17:00 – 18:00 - Sessão 8, Síntese do Segundo Dia (Bob Giddings, Robert Rogerson, PD, Marcus Jefferies, Carlos Nome, Geovany Silva).
Em paralelo haverá oficinas com estudantes, apresentação de pôsteres e apresentações culturais (a confirmar).
Conteúdo do Simpósio
O objetivo deste simpósio é explorar como os centros das cidades de João Pessoa e cidades adjacentes da Região Metropolitana estão enfrentando desafios e visões contemporâneas para o futuro. As sessões serão conduzidas pelos principais participantes, cada um oferecendo perspectivas sobre os desafios e oportunidades futuros. Elas abordarão as dimensões econômica, social, ambiental e política do centro da cidade, e cada contribuição é planejada para provocar um debate sobre o futuro.
Temas: Centros Urbanos e aspectos Econômico, Social, Ambiental, Tecnológico, Político.
Chamada para Pôsteres
Submissões por e-mail (PDF) até 23/02/2020
Obs: Os trabalhos selecionados deverão ser entregues por correios até o dia 03/03 (na Usina Energisa) ou pessoalmente na abertura do evento.
Temática dos trabalhos: Projetos e Estudos em Centros Urbanos;
Eixos Temáticos: Arquitetônico, Urbano, Econômico, Histórico, Geográfico, Social, Ambiental, Tecnológico, Político;
Inscrições
Até o dia 25/02/2019 ou até o limite de vagas ser preenchido;
Vagas: 70 participantes;
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehKOO0SqP4K8nAKoYgrzgQ5i8cXTY1QPch0EwQtJqIyM_TIQ/viewform
Link para Elaboração de Pôster: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1tkEHCNd7H6121HDrMHsfFURwPwS_OVBg
Organização Geral
Geovany Silva [PPGAU-PPGECAM/UFPB Brasil]
Carlos Nome [PPGAU/UFPB Brasil]
Bob Giddings [Northumbria University UK]
Marcus Jefferies [Univesity of Newcastle AUS]
PMD Rwelamila [Univesity of South Africa]
Robert Rogerson [University of Strathclyde UK]
Organização: Equipe Brasileira
Geovany Silva [PPGAU-PPGECAM UFPB Brasil]
Carlos Nome [PPGAU UFPB Brasil]
José Augusto R. Silveira [PPGAU UFPB]
Dimitri Castor [Laurbe UFPB Brasil]
Lucy Donegan [Laurbe UFPB Brasil]
Ana Negrão [Laurbe UFPB Brasil]
Letícia Perez [Laurbe UFPB Brasil]
Samira Elias [ULisboa Portugal]
Marcele Trigueiro [Leccur UFPB Brasil]
Joácio Júnior [Eng Civ UFPB Brasil]
Cris Griz [UFPE Brasil]
Claudia Torres [CCAU UFPB Brasil]
Apoio Organizacional & Estudantes
Estudantes (bolsistas e voluntários) da Graduação e Pós-Graduação – DAU e PPGAU
Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Contatos e Dúvidas
Instagram: @futureofthecitycentrejp
E-mail: futureofthecitycentre@gmail.com
Site: www.futureofthecitycentre.com
Organização: Grupo de Pesquisa Diaproj e Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado (LAURBE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus 1 – João Pessoa-PB, Brasil
Local do Evento: R. João Bernardo de Albuquerque, 243 - Tambiá, João Pessoa - PB, 58020-565 – Telefone: +55 (83) 3221-6343